top of page
Buscar

Como as soluções financeiras podem ser um meio de viabilizar o tratamento?


viabilizar tratamento

Quando o assunto é a nossa saúde, todos buscamos o melhor atendimento possível, não é mesmo? Quem já deixou um consultório completamente frustrado após uma consulta de alguns poucos minutos e sem a devida atenção do profissional de saúde, sabe do que estamos falando. Quando a situação envolve a sua saúde ou o cuidado de um familiar, todos querem se sentir, de fato, assistidos.

Para os beneficiários de plano de saúde, essa mesma lógica se aplica. Para os clientes das operadoras de saúde é fundamental poder contar com uma ampla rede de atendimento e benefícios que garantam a livre escolha dos profissionais. Os planos de saúde, através do reembolso de consultas, exames e de diversos tratamentos, são capazes de proporcionar essa liberdade de escolha. Mas, vale lembrar que o reembolso só é devido após a comprovação do desembolso, ou seja, após o pagamento do profissional, como afirma a decisão do STJ de 22 de novembro de 2022 o julgamento do RESp n.º 1.959.929/SP.

Entretanto, para muitos beneficiários, principalmente para os menos favorecidos, o elevado custo dos tratamentos acaba, por vezes, inviabilizando o pagamento do profissional, o tratamento e, claro, a solicitação do reembolso. É nesse cenário que as soluções financeiras entram como uma solução prática e eficiente, possibilitando o acesso aos tratamentos necessários.


A Ampla Rede de Atendimento e os Benefícios do Reembolso

Os planos de saúde são uma opção essencial para garantir cuidados médicos de qualidade. Com uma ampla rede de atendimento, eles oferecem acesso a uma gama diversificada de profissionais e especialidades. Além disso, os beneficiários têm a vantagem do reembolso, o que permite a livre escolha de profissionais mesmo fora da rede credenciada.

Essa liberdade de escolha é valiosa, pois possibilita que os pacientes encontrem os melhores especialistas para suas necessidades específicas. O reembolso é um recurso que garante a tranquilidade de saber que, caso seja necessário buscar atendimento fora da rede credenciada, o paciente poderá ser reembolsado de acordo com as condições estabelecidas pelo seu plano.

Como mencionado anteriormente o reembolso só pode ser solicitado após a comprovação do pagamento, e sabemos que para muitos beneficiários e para muitos tipos de tratamento, essa exigência pode representar um desafio financeiro para o bolso do paciente. Uma cirurgia bariátrica, que pode chegar a custar até R$60 mil, corre o risco de se tornar inacessível para muitos, por exemplo. Esse mesmo cenário se repete para diversos outros tipos de tratamento, como nos casos de cirurgias refrativas com lentes intraoculares, tratamentos de endometriose, infusões, cirurgias ortopédicas, neurológicas, entre outros procedimentos que o seu elevado custo inicial pode ser um impeditivo para alguns, dificultando o acesso aos tratamentos necessários.

Soluções Financeiras como Viabilizadoras do Tratamento

As soluções financeiras desempenham um papel fundamental na viabilização do tratamento. Ao utilizar opções de crédito ou financiamento, os pacientes podem pagar integralmente pelos procedimentos necessários, de forma imediata. Essa flexibilidade financeira possibilita que os pacientes tenham acesso a tratamentos e, quando e se aplicável, possam comprovar o pagamento para posterior solicitação do reembolso nos planos de saúde e operadoras. Vale lembrar que não são todos os tratamentos que estão cobertos pelo plano de saúde, então, na hora de solicitar um reembolso, confira junto ao seu plano de saúde se aquele procedimento é elegível ou não ao reembolso.

Regularidade de Operações de Financiamento para procedimentos de Saúde

As operações de financiamento para pagamento de tratamentos e procedimentos de saúde são práticas regulares, amplamente utilizadas para facilitar o acesso a cuidados médicos. Da mesma maneira que financiamos a aquisição de grandes conquistas em nossas vidas, como a compra do imóvel, do carro, da moto, e até mesmo a compra parcelada de móveis e utensílios domésticos, o financiamento a saúde é uma prática comum no setor e vem demonstrando ser uma verdadeira ferramenta de acesso.

Na Flip Saúde, por exemplo, impactamos milhares de vidas todos os meses promovendo o cuidado com a saúde fornecendo opções de crédito. Através do financiamento, viabilizamos o pagamento do tratamento e promovemos o acesso à saúde.

Regularidade da Abertura de Conta Bancária

Muito tem se falado também sobre a abertura de uma conta bancária para o recebimento dos recursos do crédito. Para muitos a abertura de uma conta bancária para a realização de pagamentos de tratamentos é uma estratégia inteligente e vantajosa. Em situações onde o paciente pode enfrentar dificuldades financeiras, como estar negativado ou com pendências bancárias, uma conta bancária utilizada para o pagamento do tratamento oferece uma forma segura de garantir que os recursos destinados à saúde não sejam afetados por outras obrigações financeiras. Além disso, a abertura dessa conta também demonstra o compromisso do beneficiário com a sua saúde e bem-estar, assegurando que o cuidado médico seja uma prioridade, mesmo em momentos de desafios financeiros.

Entretanto, é importante notar que a abertura de uma conta bancária só pode ser realizada por instituição financeira autorizada pelo Banco Central. Adicionalmente, a proposta de abertura de conta deve ser encaminhada em conjunto de dados pessoais e documentos de identificação suficientes para a devida identificação do titular dessa conta, atividade esta comumente desempenhada pelos correspondentes bancários nas atribuições conferidas a eles pela resolução CMN n° 4.935 de 29/7/2021.

Como correspondentes bancários de instituições financeiras, a Flip Saúde está comprometida em promover o acesso à saúde e oferecer soluções financeiras inteligentes para viabilizar o tratamento e o cuidado com a saúde. Acreditamos que todos têm o direito de cuidar de si mesmos e de suas famílias, e estamos aqui para ser um apoio nessa jornada de bem-estar e qualidade de vida.


Comments


bottom of page