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POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E DE PREVENÇÃO A LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO

Parte integrante ao Termo de Uso da Flip Saúde, e disponibilizado em nosso site.

Data da última atualização 25 de Maio de 2023

 

POLÍTICA DE PREVENÇÃO A LAVAGEM DE DINHEIRO E FINANCIAMENTO AO TERRORISMO

Esta política tem como objetivo estabelecer os princípios e mecanismos para prevenir o uso inadequado dos produtos e serviços da Flip Saúde e qualquer ação relacionada à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD-FT) de acordo com as normas e regulamentos. A Flip Saúde oferece a todos os seus funcionários, clientes e prestadores de serviços uma cultura organizacional que enfatiza a importância e o papel de cada pessoa no processo de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD-FT). O Usuário deve certificar-se que leu e compreendeu o teor deste documento, e deverá respeitá-lo.

 

ABRANGÊNCIA E DIRETRIZES

A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo (PLD-FT) da Flip Saúde descreve os princípios, práticas internas e abordagem de controle para prevenir atividades relacionadas à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. Ela estabelece uma estrutura de controles específicos para dificultar, impedir e comunicar qualquer indício de crimes dessa natureza, e também adota parâmetros para aplicar uma abordagem baseada em risco. A abrangência desse documento se dá a todas as áreas da empresa, empregados, prestadores de serviço, parceiros, acionistas, e demais stakeholders interessados.

 

AVALIAÇÃO INTERNA DE RISCOS

A Flip Saúde segue uma Matriz Interna de Risco para dimensionar as medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo (PLD-FT) de acordo com a criticidade dos riscos relacionados às atividades da empresa, que foram mapeados com base em critérios definidos na matriz. A Avaliação Interna de Risco tem como objetivo identificar e estimar continuamente o risco de utilização inadequada dos produtos e serviços oferecidos pela Flip Saúde. Essa avaliação considera os seguintes perfis de risco: i. clientes, ii. a própria empresa (incluindo o modelo de negócio e a área geográfica de atuação), iii. operações, iv. transações e v. atividades exercidas pelos associados e parceiros. A classificação de riscos adotada pela Flip Saúde para esses perfis são: baixo risco, médio risco, alto risco e proibido.

 

CADASTRO

De acordo com as regulamentações vigentes, a Flip Saúde possui um manual e política própria para cadastro, que inclui informações específicas para a coleta e análise de dados de pessoas físicas ou jurídicas com quem mantém relacionamento. Esses procedimentos são criados para atender aos requisitos regulatórios de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

 

CONHEÇA SEU CLIENTE – KYC

A política de cadastro da Flip Saúde inclui as regras que disciplinam a realização de procedimentos de "Conheça seu Cliente - KYC" e suas especificidades. Esses procedimentos de identificação de clientes visam garantir, com precisão e a qualquer momento, a identificação formal e pessoal do cliente, verificando sua fundamentação econômica. Os dados coletados serão validados por meio de fontes externas que enriquecem a base de dados da empresa e confirmam as informações fornecidas pelo cliente durante o cadastro. Todas as informações são coletadas e verificadas de forma automatizada na plataforma da Flip Saúde. Se qualquer inconsistência for identificada, a equipe de cadastro será notificada automaticamente para tomar as medidas necessárias. A Flip Saúde, seguindo as melhores práticas do mercado, solicita periodicamente atualizações cadastrais dos clientes. A empresa pode, a qualquer momento, inclusive devido à classificação de risco do cliente, exigir informações complementares.

 

CONHEÇA SEU PARCEIRO e SEU FORNECEDOR – KYP e KYS

A Flip Saúde adota regras, procedimentos e controles para a correta identificação e aceitação de parceiros, de acordo com as regulamentações vigentes. Esses procedimentos estão previstos em uma política de cadastro e manual específico. O cadastro de parceiros é realizado de forma automatizada em uma plataforma de auto credenciamento e os dados coletados são validados por fontes externas. Se qualquer inconsistência for identificada, a equipe de cadastro será notificada para tomar as medidas necessárias. Todas as informações coletadas são verificadas, analisadas e registradas pela Flip Saúde, que pode, a qualquer momento, exigir informações complementares do parceiro, de acordo com a necessidade.

Além disso, a Flip Saúde mantém uma lista de fornecedores inidôneos e suspeitos de atividades ilícitas e toma medidas para evitar contratar essas empresas no futuro. A lista é regularmente atualizada e compartilhada com todas as áreas da empresa para garantir que as medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo sejam seguidas. A empresa também estabelece procedimentos e controles para monitorar e avaliar continuamente o risco de suas relações com fornecedores, e tomar medidas para mitigar qualquer risco identificado.

 

MONITORAMENTO, SELEÇÃO E ANÁLISE DE TRANSAÇÕES E SITUAÇÕES SUSPEITAS

A Flip Saúde possui mecanismos e sistemas de levantamento de dados e controle para monitorar e diagnosticar situações que possam configurar indícios de Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo relacionados a seus parceiros, clientes, Usuários e associados. Esses sistemas incluem:

(i) Sistema de Monitoramento Transacional, que realiza monitoramento de operações e informações cadastrais, comparando-as com bases próprias e listas restritivas nacionais ou internacionais.

(ii) Sistema de Verificação Reputacional, que acessa diversas fontes de informações (bureau) para pesquisar dados de reputação e mídia.

(iii) Sistema de Classificação de Risco, que classifica o risco de parceiros, clientes e associados baseado em diversos parâmetros.

(iv) Sistemas de Dados Cadastrais, que acessam diversas fontes de informações (bureau) para pesquisar e enriquecer dados cadastrais, apoiando o processo de Due Diligence e outras frentes de negócios.

O monitoramento é realizado de forma contínua. Se forem identificados indícios de atipicidade, inconformidades ou práticas relacionadas à lavagem de dinheiro ou financiamento ao terrorismo, tanto em operações de parceiros, clientes ou associados, poderá ser feito um relatório ao COAF (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), conforme regulamentação em vigor.

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